O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nesta quinta-feira (15) os dados mais recentes sobre a Covid-19 no Brasil, referentes à primeira semana de agosto, de 4 a 10. O levantamento revela que o país enfrenta um novo pico de mortes e contágios pela doença.
Foram registradas 107 mortes, um aumento de 800% em relação à semana anterior, e 9.270 novos casos de contágio, um incremento de 136% no mesmo período.
Apesar desses números, não há motivo para pânico. O atual pico é comparável aos níveis registrados desde janeiro de 2023, quando a vacinação já estava em andamento e o último pico de contaminação foi registrado no dia 7 de janeiro daquele ano.
O momento mais crítico da pandemia no Brasil ocorreu no início de 2022. Em 29 de janeiro, o país enfrentou sua pior semana epidemiológica com mais de 1,3 milhão de casos. O pico da variante ômicron foi em 12 de fevereiro, com mais de 950 mil casos. Desde então, houve duas novas altas, a última em 7 de janeiro de 2023, que, embora significativa, foi bem abaixo do período mais crítico e ainda supera a situação atual.