A presença de água é essencial para a vida e fundamental para a futura colonização de outros planetas. Na última segunda-feira, 12, cientistas dos Estados Unidos anunciaram a descoberta de evidências de água líquida em Marte, um avanço significativo para a possibilidade de estabelecer assentamentos fora da Terra.
Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo baseia-se em dados da sonda robótica InSight da NASA, que chegou a Marte em 2018. A pesquisa sugere a presença de água líquida em uma camada subterrânea localizada entre 11,5 e 20 km abaixo da superfície marciana.
A descoberta foi feita ao analisar ondas sísmicas marcianas, que revelaram variações na velocidade das ondas através das diferentes camadas do solo. “Utilizamos a mesma técnica usada na Terra para encontrar petróleo, gás e água subterrânea”, explicou Vashan Wright, principal autor do estudo e pesquisador do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia.
Wright detalhou que a água está presente nas fraturas das rochas. “Se a InSight estiver em um local representativo, a água contida nessas fraturas poderia preencher um oceano de 1 a 2 km de profundidade em Marte”, afirmou Wright.