O McDonald’s lidera como a marca de fast food mais consumida no Brasil fora de casa, de acordo com um estudo da Kantar. Em seguida estão o Burger King e o Grupo Habib’s.
O levantamento da Kantar utiliza a métrica CRP (Consumer Reach Points) para avaliar quantos consumidores compram produtos de cada marca e com que frequência. Esse índice reflete a quantidade de pontos de contato que uma marca tem com os consumidores, não o volume de vendas.
Embora o McDonald’s tenha visto uma queda na frequência de compra e penetração no último ano, continua em primeiro lugar com 41,9 milhões de pontos de contato. O Burger King ocupa a segunda posição com pouco mais de 26 milhões de CRP, destacando-se com um crescimento de 3,9% em novos compradores. O Grupo Habib’s fecha o top 3 com 15,3 milhões de CRP e um aumento de 17,5% no número de novos clientes.
A rede Bob’s caiu para a 10ª posição, após uma queda significativa em compradores e frequência, perdendo espaço para Giraffas, China In Box, Ragazzo e Madero. A Kantar aponta problemas com a distribuição das lojas como a principal causa dessa retração.
De acordo com Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, as marcas no topo do ranking se destacam pela conveniência, sabor e inovação. “Marcas que compreendem seu público e oferecem uma combinação de sabor, conveniência e bom custo-benefício têm mais chances de atrair novos clientes e aumentar a frequência dos habituais. Além disso, ferramentas eficazes de delivery são essenciais para o sucesso no mercado atual.”
O estudo analisou dados de 48 milhões de brasileiros ao longo de 12 meses até março de 2024, cobrindo sete regiões metropolitanas: Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Veja o ranking das 15 marcas de fast food mais populares entre os brasileiros:
- McDonald’s
- Burger King
- Habib’s
- Pizza Hut
- Giraffas
- China in Box
- Subway
- Ragazzo
- Madero
- Bob’s
- KFC
- Jeronimo
- Caba Burguer
- Popeyes
- Ragazzo Express