Lula é premiado por Bill Gates e destaca a luta contra a fome em Nova York

Bill Gates elogia a trajetória de Lula e destaca sua inspiração na luta contra a fome global.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na noite desta segunda-feira (23/9), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um prêmio da Fundação Bill Gates, apresentado pessoalmente pelo bilionário.

“Presidente Lula, sua trajetória, que vai da fome na infância a líder global, é verdadeiramente inspiradora”, destacou Gates durante o evento, que ocorreu na véspera do discurso de Lula na 79ª Assembleia Geral da ONU.

Lula, ao ser aplaudido e aplaudido pela plateia, expressou sua “obsessão” por erradicar a fome no mundo, relembrando seu passado humilde no Nordeste. “A fome não é um fenômeno da natureza, mas uma irresponsabilidade dos governantes que ignoram os mais pobres”, afirmou.

Durante seu discurso, ele enfatizou a importância da tecnologia e da exploração espacial por bilionários, ao mesmo tempo em que defendeu o papel do Estado na proteção dos mais vulneráveis. “Os ricos não precisam do Estado, mas aqueles sem oportunidades de estudar ou se qualificar, sim”, ressaltou.

Lula também destacou suas iniciativas governamentais, como o Fome Zero e o Bolsa Família, afirmando ter “colocado o pobre no orçamento da União”.