Governo do Amazonas já distribuiu mais de R$ 197,9 milhões em medicamentos aos pacientes da rede pública de saúde, neste ano

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), distribuiu R$ 197,95 milhões em medicamentos e insumos nos primeiros quatro meses deste ano (de janeiro a abril), abastecendo unidades da rede estadual de saúde e atendendo pacientes, além de fornecer diretamente a pessoas cadastradas em programas de assistência. O serviço beneficiou milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e no interior. Coordenada pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), a logística de distribuição abrange mais de 2.100 itens farmacêuticos.

A atuação da Cema é estratégica, garantindo o fornecimento contínuo e adequado de insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição nas unidades de saúde. Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a Central desempenha um papel fundamental em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica, desde a seleção até a dispensação de itens específicos diretamente aos pacientes.

Maksoud destaca que a política de assistência da Cema é eficaz, beneficiando pessoas que utilizam o SUS em unidades hospitalares estaduais ou por meio de programas coordenados pela SES-AM. Ela ressalta que garantir o abastecimento das unidades e fornecer medicamentos aos pacientes é uma prioridade do governo, embora represente um desafio significativo no vasto território do Amazonas.

A coordenadora da Cema, Herbenya Peixoto, explica que o funcionamento da Central envolve responsabilidades federais, estaduais e municipais. No âmbito federal, o Ministério da Saúde envia medicamentos, e a Central recebe, armazena e distribui, além de interfacear com os municípios para medicamentos destinados à atenção básica. No âmbito estadual, a Cema realiza processos licitatórios, aquisições, recebimento e distribuição de acordo com o planejamento das unidades.

A distribuição dos produtos é realizada na capital e no interior com base em cronogramas quinzenais ou mensais, dependendo das necessidades de cada item e tipo de unidade. Unidades hospitalares e de pronto atendimento no interior também recebem insumos mensalmente para atender a população. A Cema coordena programas como o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e o Melhor em Casa, que fornecem medicamentos gratuitos para pacientes do SUS. O Ceaf atende cerca de 24 mil pacientes com mais de 200 medicamentos de alto custo, enquanto o Melhor em Casa auxilia cerca de 650 pacientes desospitalizados com itens e insumos de saúde para assistência domiciliar.