Golpe com Inteligência Artificial faz francesa perder mais de R$ 5 milhões em romance falso com Brad Pitt

Designer de interiores de 53 anos caiu em fraude digital, sendo manipulada com fotos falsas e mensagens de um criminoso se passando pelo ator, pedindo dinheiro para tratamento de câncer.

Imagem gerada por I.A.

Uma designer de interiores francesa de 53 anos está internada com depressão grave após ser enganada por um golpe que lhe custou mais de R$ 5 milhões. O criminoso usou Inteligência Artificial (IA) para simular fotos e fazer com que ela acreditasse que estava em um romance com o astro de Hollywood Brad Pitt.

A vítima, identificada como Anne, relatou ao canal francês TF1 que o golpe começou em setembro de 2023, quando recebeu uma mensagem no Facebook de um perfil se passando por “Jane Etta Pitt”, mãe do ator. A mensagem alegava que Anne era a nora ideal para o filho de Jane e que ela precisaria se aproximar dele. Logo depois, um novo perfil apareceu, supostamente de Brad Pitt, dizendo: “Olá, Anne. Minha mãe me falou muito sobre você. Gostaria de saber mais.”

O relacionamento se intensificou ao longo do tempo, com o golpista enviando cartas, poemas e fotos manipuladas. O criminoso, ainda se passando por Brad Pitt, pediu dinheiro para um tratamento de câncer, alegando que Angelina Jolie havia congelado seus fundos.

As imagens falsas enviadas ao longo da conversa viralizaram nas redes sociais, alertando sobre o uso de IA em fraudes cada vez mais sofisticadas. O caso vem ganhando grande repercussão na França e serve de alerta para a vulnerabilidade das pessoas a golpes digitais.