Amazonas avança sete posições no Ranking de Competitividade dos Estados em segurança pública

Estado saiu da 14ª posição em 2023 para 7ª em 2024; Desempenho faz parte de investimentos em infraestrutura, equipamentos e na valorização de pessoal das Forças de Segurança

Foto: Arquivo/Secom

O Amazonas alcançou a 7ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados no setor de segurança, subindo da 14ª posição em 2023 para 7ª em 2024. O estudo foi divulgado no 13º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília, e destaca o Amazonas como o 1º colocado entre os estados das regiões Norte e Nordeste no ranking geral.

O Ranking de Competitividade, em sua 13ª edição, avalia a gestão pública brasileira com base em 99 indicadores, distribuídos em 10 áreas-chave, incluindo segurança pública, sustentabilidade ambiental e solidez fiscal. No setor de segurança pública, o avanço do Amazonas foi impulsionado por melhorias em segurança pessoal, redução do déficit carcerário, queda na mortalidade no trânsito e maior segurança patrimonial. Desde 2019, o estado investiu mais de R$ 1 bilhão na segurança pública, incluindo novas tecnologias, armamentos e viaturas, resultando em uma redução de 23,5% nos homicídios em Manaus no primeiro semestre de 2024, a menor em 15 anos.

O estado também se destacou na apreensão de entorpecentes, com 30 toneladas apreendidas nos primeiros oito meses de 2024, superando o total de 28 toneladas em 2023. Segundo o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, o Amazonas foi responsável por 69% das apreensões de drogas na Região Norte no período de janeiro a julho de 2024.

No ranking geral de competitividade, o Amazonas mantém a 11ª posição nacional e lidera nas regiões Norte e Nordeste, seguido por Paraíba, Ceará e Tocantins.