O deputado estadual e candidato a prefeito de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza), prometeu que, se eleito, irá remover todos os medidores aéreos instalados pela Amazonas Energia na cidade. Ele também afirmou que serão plantadas mudas de árvores em áreas carentes de arborização.
Barreto criticou a instalação dos medidores, associando-a ao prefeito David Almeida (Avante). “Para arborizar Manaus, preciso primeiro barrar essa expansão inaceitável dos medidores aéreos. Como posso promover a arborização com fios cortando as ruas? Basta olhar para os bairros Parque Dez e Japiim, onde essa situação se agravou”, afirmou.
Ele destacou que, em 1º de janeiro de 2025, caso eleito, convocará a Amazonas Energia para discutir a questão. “Direi à concessionária: ‘Manaus não será a cidade do Homem-Aranha’. Vamos retirar os medidores aéreos em respeito ao paisagismo e à política ambiental da cidade”, prometeu.
Vale lembrar que a instalação dos medidores já enfrentou resistência de moradores, que protestaram e impediram o trabalho dos técnicos na época. Atualmente, a instalação está suspensa por ordem judicial.