Cerimônia de Luzes e Símbolos Marca o Encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris

Foto: Miguel MEDINA / AFP

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim neste domingo (11) com uma emocionante cerimônia de encerramento no Stade de France. Sob a direção artística de Thomas Jolly, o evento apresentou um espetáculo de luzes e imagens que homenageou Pierre de Coubertin, o fundador das Olimpíadas modernas.

Abertura

A cerimônia começou com a cantora francesa Zaho de Sagazan, que, direto do vazio Jardim das Tulherias, apresentou a clássica “Sob o Céu de Paris”. O nadador francês Leon Marchand então apagou a pira olímpica, simbolizando a transição da chama para o Stade de France, onde ocorreu a cerimônia de encerramento.

Com o icônico estádio em destaque, a Orquestra Divertimento, regida por Zahia Ziouani, abriu o evento com uma melodia marcante. Em seguida, foram anunciados os presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da França, Thomas Bach e Emmanuel Macron, antes da execução de “La Marseillaise”, o hino nacional francês.

Desfile dos Porta-Bandeiras

Com a cerimônia oficialmente iniciada, ocorreu o desfile dos porta-bandeiras das delegações de todos os países participantes. As campeãs olímpicas de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, tiveram a honra de carregar a bandeira do Brasil. Apesar do protocolo do COI exigir que as duplas de porta-bandeiras sejam formadas por um homem e uma mulher, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) solicitou uma exceção para que ambas fossem mulheres, e o pedido foi aceito.

Ao anoitecer, com todas as delegações reunidas no Stade de France, a celebração tomou conta do estádio. O locutor oficial animou o público com clássicos como “Freed From Desire” e “We Are The Champions”.

Último Pódio e Homenagens

Após a festa, chegou o momento do último pódio dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As últimas medalhas foram entregues na maratona feminina, onde a holandesa Sifan Hassan conquistou o ouro, enquanto a etíope Tigst Assefa e a queniana Hellen Obiri levaram a prata e o bronze, respectivamente.