
Desde junho, com o lançamento das Operações Aceiro 2024 e Céu Limpo, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) já combateu mais de 20 mil focos de incêndio no estado. Essas ações fazem parte do esforço do Governo do Amazonas para enfrentar a estiagem deste ano, que elevou a ocorrência de incêndios.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, mais de 800 profissionais, incluindo bombeiros, brigadistas e agentes da Força Nacional, estão envolvidos no combate aos incêndios, com as operações previstas para continuar até dezembro.
“Nosso trabalho tem sido constante desde o início do verão amazônico. Este ano, contamos com o reforço de 200 alunos soldados convocados pelo governo e investimos na renovação da frota de viaturas e na aquisição de novos equipamentos”, destacou o coronel Freitas.
No interior, a Operação Aceiro enfrentou 18.065 focos de incêndio entre 3 de junho e 9 de outubro, enquanto na capital foram combatidos 2.228 focos pela Operação Céu Limpo.
O CBMAM utiliza a Sala de Situação para monitorar diariamente os focos de calor detectados por satélites. As coordenadas geográficas são rapidamente enviadas às equipes em campo.
Além do combate direto, o Governo do Amazonas intensifica o monitoramento e fiscalização em colaboração com órgãos de segurança pública e meio ambiente. Mais de 800 agentes estão na linha de frente nessa luta contra os incêndios.