Deputado do PSOL, Glauber Braga, é preso em ocupação estudantil na UERJ

Detenção ocorre durante confronto entre estudantes, seguranças e policiais em protesto por bolsas de assistência estudantil.

Foto: Reprodução

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido nesta sexta-feira (20) durante um tumulto em uma ocupação estudantil na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Segundo sua assessoria, ele foi levado em um ônibus da Polícia Militar, e a defesa do parlamentar foi acionada para acompanhar a situação.

A confusão surgiu durante um confronto entre estudantes, seguranças da universidade e policiais. Três estudantes também foram detidos pelo Batalhão de Choque. O R7 entrou em contato com a Polícia Militar do Rio e com a UERJ e aguarda respostas.

Os manifestantes ocupam a reitoria e outros prédios da UERJ há 56 dias, protestando contra mudanças nas regras de concessão de bolsas e auxílios estudantis. Existe uma ordem judicial para a desocupação dos locais.

Em nota nas redes sociais, a assessoria do deputado classificou a detenção como ilegal, afirmando que um deputado federal só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável. “Isso reflete o autoritarismo e a truculência de Cláudio Castro [PL] e da reitoria da UERJ. Lutar não é crime!”, diz a nota.

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), casada com Braga, também se manifestou, chamando a detenção de “absurdo” e uma “arbitrariedade” do governador e da reitoria. Ela destacou que os estudantes ocupam a reitoria desde junho em defesa da volta das bolsas de permanência, essenciais para muitos alunos.

Sâmia ainda informou que uma equipe de advogados do PSOL está a caminho da delegacia. “Pedimos que todos denunciem a reitoria e o governador Cláudio Castro, exigindo a libertação imediata de Glauber e dos estudantes, e apoiem a reivindicação pelas bolsas de permanência”, concluiu, ressaltando que o governador ultrapassou limites e que todas as instâncias políticas e jurídicas serão acionadas para reparar essa ilegalidade.