Detran-AM realiza operação contra ‘paredões’ e irregularidades em Manaus

Detran-AM aplica 80 autuações e remove 18 veículos durante operação contra irregularidades e poluição sonora

Foto: Divulgação/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagrou, na madrugada deste domingo (26), uma operação conjunta em postos de gasolina, bares e adegas de Manaus para coibir perturbação da ordem causada pelos chamados ‘paredões’ de som e garantir a segurança viária. A ação teve apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SemmasClima).

Ações nos bairros

A operação iniciou em dois bares do bairro Alvorada 3, Zona Centro-Oeste, onde veículos com placas adulteradas e irregularidades foram identificados. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, a operação foi motivada por denúncias de moradores. “Nosso objetivo é promover tranquilidade para quem precisa descansar e salvar vidas no trânsito”, explicou.

Ao todo, foram aplicadas 80 autuações, incluindo:

  • 24 por falta de capacete em motocicletas (condutores e/ou passageiros);
  • 6 por falta de equipamento obrigatório;
  • 6 por alcoolemia;
  • 7 por recusa ao teste de alcoolemia;
  • 9 por conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • 7 por uso de som não autorizado.

Além disso, 18 veículos, sendo 11 carros e 7 motocicletas, foram removidos por irregularidades.

Denúncias em postos e adegas

Em um posto de gasolina na rodovia AM-450, no bairro Tarumã, Zona Oeste, os agentes identificaram veículos rebaixados, paredões de som e condutores alcoolizados. O local já era alvo de denúncias do Ministério Público por poluição sonora. “Estamos combatendo veículos com placas clonadas e carretas de som que perturbam a ordem e comprometem a segurança viária”, destacou Waughan.

No bairro Dom Pedro, também na Zona Centro-Oeste, uma adega foi flagrada com a presença de menores, consumo de entorpecentes e motociclistas participantes de ‘rolezinhos’. O estabelecimento foi autuado após reclamações de moradores sobre poluição sonora e desordem.

A diretora de Fiscalização da SemmasClima, Susy Pinheiro, reforçou que a operação é uma resposta à população. “Estamos atendendo às denúncias para combater a poluição sonora que tem afetado diversos bairros de Manaus”, afirmou.

As operações continuam em outros pontos da cidade para garantir o cumprimento da lei e a segurança da população.