Nesta sexta-feira, o técnico Dorival Júnior anunciou a convocação da seleção brasileira para os confrontos contra Equador e Paraguai, marcados para os dias 6 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. As principais novidades incluem o retorno de Pedro, do Flamengo, e a inclusão de dois novos talentos: Estêvão, atacante do Palmeiras com apenas 17 anos, e Luiz Henrique, do Botafogo, que tem se destacado na temporada.
Essas partidas serão as primeiras após a eliminação do Brasil na Copa América, onde o time foi derrotado pelo Uruguai nas quartas de final após um empate sem gols, decidido nos pênaltis. Atualmente, a seleção ocupa a sexta posição nas Eliminatórias, com sete pontos, a última posição que garante vaga direta para a Copa. O Equador está em quinto lugar, com oito pontos, enquanto o Paraguai está em oitavo, com cinco.
A convocação considera o início da temporada europeia e a reta final do Brasileirão. O grupo se concentrará em Curitiba, no CT do Athletico-PR, para o jogo contra o Equador no Couto Pereira, antes de viajar para Assunção para enfrentar o Paraguai.
Entre os convocados, seis atuam no futebol brasileiro. O Flamengo é o único clube com dois representantes: Pedro e Gérson, que não participaram da Copa América, mas já defenderam a seleção em outras ocasiões. A ausência de Pedro na Copa América gerou questionamentos, mas ele está se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e há otimismo de sua volta em breve. Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF, destacou que, caso Pedro não esteja totalmente recuperado, ele será substituído.
As novidades incluem Luiz Henrique, do Botafogo, e Estêvão, do Palmeiras, convocados pela primeira vez. André, do Fluminense, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, são os outros representantes do futebol brasileiro.
Lista de convocados da seleção brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Éderson (Manchester City)
Zagueiros: Lucas Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendell (Porto)
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gérson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham), Rodrygo (Real Madrid)
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City), Vinícius Júnior (Real Madrid)