Durante a Operação Lei Seca, Detran-AM flagra 65 motoristas alcoolizados entre Manaus e Manacapuru

A operação ocorreu entre a sexta-feira (30/08) e o domingo (1º/09), em vários pontos da capital e da Região Metropolitana

Foto: Arquivo/Detran-AM

Entre sexta-feira (30/08) e domingo (1º/09), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) identificou 65 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, tanto em Manaus quanto ao longo da Rodovia AM-070, que conecta a capital ao município de Manacapuru, onde ocorreu o 26º Festival de Cirandas.

Arthur Cruz, coordenador-geral da Fiscalização do Detran-AM, informou que, durante os três dias da operação, foram abordados 472 veículos, incluindo 329 carros e 143 motocicletas. O principal objetivo das fiscalizações foi prevenir acidentes causados pelo consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas. “A presença da Operação Lei Seca foi intensificada tanto na capital quanto na Região Metropolitana para garantir a segurança nas vias”, destacou Cruz.

Além dos motoristas flagrados alcoolizados, 17 se recusaram a realizar o Teste do Etilômetro, conhecido popularmente como “bafômetro”. Cruz enfatizou a importância de que os condutores compreendam os riscos associados ao consumo de álcool e a condução de veículos, que pode comprometer seriamente a capacidade de dirigir e levar a acidentes graves. “Recomendamos que, ao consumir bebidas alcoólicas, os motoristas optem por meios de transporte alternativos, como aplicativos, táxis ou caronas com pessoas sóbrias”, concluiu.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas pegos dirigindo sob efeito de álcool enfrentam uma multa de R$ 2.934,70 e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.