Enchentes no Rio Grande do Sul contabilizam quase 150 mortes

Foto: Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte decorrente das fortes chuvas que assolam o estado, elevando o número de óbitos para 148. O boletim atualizado ao meio-dia desta terça-feira (14) também registra 124 pessoas desaparecidas.

As enchentes deixaram quase 540 mil (538.545) pessoas desalojadas, afetando cerca de dois em cada dez habitantes do Rio Grande do Sul. Isso representa 19,47% da população total do estado, conforme dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE.

Das 497 cidades gaúchas, 446 foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, totalizando 89,7% dos municípios.

Atualmente, mais de 700 abrigos abrigam 76.884 pessoas que tiveram que deixar suas residências temporariamente ou permanentemente, devido a danos estruturais ou falta de acesso.

As operações de resgate contam com um efetivo de 27,6 mil agentes das forças de segurança federais, estaduais e municipais, além de civis voluntários, que já resgataram mais de 76,4 mil vítimas e cerca de 11 mil animais domésticos e silvestres. Essas ações contam com mais de 4,4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.

Para solicitar resgate ou assistência durante as enchentes, os cidadãos podem ligar para os números de emergência dos municípios afetados: Brigada Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil estadual (199). Fornecer informações precisas, como localização e número de pessoas a serem resgatadas, é fundamental para agilizar o atendimento. Também é possível entrar em contato com as prefeituras e defesas civis municipais para obter orientações específicas sobre rotas de fuga, abrigos e outros tipos de assistência.

Com informações de Agência Brasil