Nesta quinta-feira (19) Manaus está novamente encoberta por fumaça de queimadas, e a qualidade do ar é classificada como muito ruim e péssima, segundo o aplicativo Selva (Serviço Eletrônico de Vigilância Ambiental) da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
“Está difícil respirar”, desabafou um morador em suas redes sociais. Outros comentários refletem a indignação: “Está demais”, “Só Jesus”, e “Horrível, fumaçal, que situação triste”.
O Selva aponta que a qualidade do ar é péssima em locais como o bairro Armando Mendes, Vila Buriti no Distrito Industrial, Tarumã, Morro da Liberdade e Aparecida. Outras oito áreas da cidade também apresentam níveis de poluição muito ruins.
Os dados indicam que a qualidade do ar se torna péssima quando os índices de MP2.5 (Material Particulado Fino) variam de 125 a 160. Na manhã de hoje, o Selva registrou 216,8 MP2.5 às 7h20 no Centro de Manaus, caindo para 194 às 7h36, ainda acima do limite seguro.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma densa nuvem de fumaça cobrindo a cidade, com visibilidade comprometida até mesmo dos prédios e da Ponte Rio Negro vista da Praia da Ponta Negra.