No sábado, 18 de maio, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), prendeu em flagrante Geovane de Souza Oliveira, 40, conhecido como “Toco”, pelo homicídio qualificado de seu cunhado, Edilomar Pereira de Souza, 43, também conhecido como “Dilo”. O crime ocorreu no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Segundo o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, Edilomar era companheiro do irmão de Geovane. Os dois já tinham diversos desentendimentos, com Geovane acusando Edilomar de abusar financeira e emocionalmente de sua mãe, acusações que a família de Geovane nega.
“Embora Geovane negue essa motivação, acreditamos que o crime foi motivado por homofobia, pois há registros de Boletins de Ocorrência (BOs) relatando ofensas de Geovane contra Edilomar devido à sua orientação sexual,” afirmou o delegado.
Na madrugada do crime, por volta das 3h, Geovane foi à casa de sua mãe para confrontar Edilomar. Durante a discussão, Geovane atacou Edilomar com uma faca, matando-o. O crime foi capturado por câmeras de uma casa vizinha e presenciado por testemunhas que relataram que Edilomar implorou por sua vida.
Após denúncias, a DEHS iniciou diligências imediatamente, localizando e prendendo Geovane por volta das 6h no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Foi confirmado que Geovane já tinha antecedentes criminais por posse de arma de fogo.
Geovane responderá por homicídio qualificado e também será investigado por crime de ódio relacionado à homofobia. Ele está à disposição do Poder Judiciário após passar por audiência de custódia.