Incêndio de 500 km se espalha pelo sul da Amazônia

Em termos nacionais, o número de focos de queimadas no Brasil em agosto de 2024 já é o maior para o mês desde 2010

Imagem do site Windy

Uma extensa mancha de fogo, com mais de 500 km de extensão, está devastando o sul da Amazônia. Um mapa de concentração de monóxido de carbono, gerado às 11h desta quarta-feira (28/8), revela uma vasta área de incêndios que atinge a Bolívia e os estados brasileiros de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), declarou ao UOL: “O sul da Amazônia está literalmente pegando fogo”.

O satélite Copernicus captou a mancha, que se estende por 500 km de altura e 400 km de largura no mapa.

Barbosa também explicou que um jato de ar em baixos níveis está descendo pela Cordilheira dos Andes, o que deve intensificar os incêndios nos próximos dias, junto com o aumento das temperaturas acima da média para esta época do ano.

De acordo com o Programa de Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Amazônia registrou 28.697 focos de calor somente em agosto.

Em 2024, o número de focos de incêndio no Brasil aumentou significativamente. Até terça-feira (27/8), foram registrados 53.976 focos, o maior número para o mês de agosto desde 2010, quando foram contabilizados 90.444 focos de fogo.