Incêndios em SP devem impactar preços do açúcar e etanol em todo Brasil

Previsão foi feita pelo CEO da Associações de Produtores de Cana do Brasil

Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira, alertou que os recentes incêndios em propriedades rurais de São Paulo terão um impacto direto nos preços do açúcar e do etanol. Ele explicou que as chamas atingiram tanto a cana-de-açúcar em produção quanto a em brotação, queimando a palhada e resultando em uma queda de produtividade de cerca de 50% devido à perda de biomassa.

“Esses danos já estão influenciando os preços do etanol e do açúcar, além de comprometerem o canavial para o próximo ciclo”, afirmou Nogueira em comunicado.

A Orplana está colaborando com o gabinete de crise do governo de São Paulo para prevenir novos incêndios, especialmente diante das condições climáticas adversas previstas, com tempo seco e quente. Embora uma frente fria tenha trazido chuvas ao interior paulista no domingo, a preocupação com novas queimadas permanece elevada.

“Estamos muito preocupados com a possibilidade de novos incêndios, dada a previsão de continuidade do tempo seco e quente. Sabemos que as queimadas podem retornar, aumentando ainda mais os prejuízos”, acrescentou o CEO.

Segundo a Orplana, entre sexta-feira (23) e sábado (24), foram registrados mais de 2,1 mil focos de incêndio, destruindo cerca de 59 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar e áreas de rebrota, resultando em um prejuízo estimado em R$ 350 milhões.