
Durante a pandemia da Covid-19, Manaus emergiu como um dos principais focos da doença. No entanto, nos últimos três anos, a cidade passou por uma transformação notável na área da Atenção Básica de Saúde. Graças aos investimentos da gestão David Almeida, foram entregues 71 unidades de saúde, totalmente reformadas ou construídas do zero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) cresceu significativamente, alcançando 81,5% em abril de 2024, superando a média nacional de 78%.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, esse progresso é resultado do compromisso da Prefeitura de Manaus em priorizar a atenção básica e ampliar o acesso aos serviços de saúde. “Transformamos a realidade da rede de atendimento de Saúde em Manaus. Isso só foi possível com a liderança do prefeito David Almeida, que se empenhou em mudar a situação deixada pela pandemia”, afirmou Shádia.
Até maio deste ano, foram entregues 71 unidades de saúde, incluindo 67 revitalizações e reformas, além de quatro construções novas. Os números impressionam ainda mais quando se considera o aumento significativo no número de atendimentos individuais em 2023, conforme dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família, denominada e-SUS.
Em 2021, 895 mil pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do município. Em 2023, esse número cresceu quase 15%, ultrapassando a marca de um milhão de pessoas atendidas.