Nível do rio Madeira recua novamente após elevações devido a chuvas

Foto: Reprodução

O nível do rio Madeira voltou a recuar após elevações temporárias devido a chuvas na região. De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a cota em Porto Velho (RO) atingiu 2,02 m, muito abaixo dos 4,72 m esperados para o período.

As informações foram divulgadas no Boletim de Monitoramento Hidrológico nesta terça-feira (13). O pesquisador em geociências Marcus Suassuna destacou que as previsões meteorológicas indicam chuvas na Bolívia, que podem impactar os níveis do rio em Porto Velho, resultando em possíveis repiques, ou seja, elevações temporárias durante a vazante.

O rio Madeira registrou níveis alarmantemente baixos na região de Porto Velho antes do esperado, principalmente devido a chuvas abaixo da média entre novembro de 2023 e abril de 2024. Com as projeções atuais, a seca deste ano deve ser tão severa quanto as dos anos anteriores, quando os níveis caíram abaixo de 2 m.

Na estação de Jirau Jusante Beni, em Nova Mamoré (RO), a cota é de 9,98 m, e em Ji-Paraná (RO), está em 6,23 m, ambos abaixo da faixa de normalidade. A exceção é Guajará-Mirim (RO), onde a cota está dentro da faixa normal, com 5,83 m.

Vale destacar que essas cotas são valores de referência locais, válidos para as réguas específicas de cada estação. A seca intensa na região causa prejuízos significativos à navegação, à geração de energia elétrica e à disponibilidade hídrica.