No dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, os bois Boiola e Rasgadinho fizeram sua estreia histórica no Bumbódromo, em um ato de respeito à diversidade. Acompanhados pela bandeira LGBTQIAPN+, além de representarem negros e refugiados, foram recebidos com entusiasmo pelas torcidas dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Jussara Pedrosa, secretária da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ressaltou a importância do evento, destacando que o Governo do Amazonas fez história ao promover este ato no Festival de Parintins. “Em 57 festivais, essa é a primeira vez [que eles se apresentam], uma ação pioneira da Sejusc em parceria com as agências da ONU, promovendo inclusão e responsabilidade. A Secretaria de Direitos Humanos dedica-se à diversidade de todos,” afirmou Jussara.
Inspirados pelos bois Caprichoso e Garantido, Boiola e Rasgadinho têm identidade própria e buscam ampliar o alcance da cultura dos bois.
Priscylla Hickman Medeiros Cid, responsável pelo boi Boiola, emocionada, afirmou que o ato demonstra que pessoas LGBTQIAPN+ podem ocupar qualquer espaço com respeito. “Para nós, é uma grande representatividade. Levantar nossa bandeira, mostrar nossa luta por direitos, igualdade e representatividade é essencial. Muitos de nós trabalhamos nos bois Garantido e Caprichoso, construindo o Festival. Mostrar o boi Boiola hoje é muito importante para nós,” disse Priscylla.