Parlamentares dos EUA propõem cancelar o visto de Alexandre de Moraes e dos demais ministros do STF

Parlamentares argumentam que ações do STF ameaçam a democracia e a liberdade de expressão no Brasil.

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Parlamentares norte-americanos enviaram, nesta quarta-feira (18), uma carta ao secretário de Estado Antony Blinken propondo a revogação dos vistos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco especial em Alexandre de Moraes.

Assinada por quatro deputados e um senador republicano, a carta argumenta que a democracia e a liberdade de expressão no Brasil estão ameaçadas pelas decisões do STF, citando a suspensão do Twitter/X e a censura a críticos e conservadores.

“Respeitosamente, pedimos que o senhor [Antony Blinken] negue qualquer aplicação para vistos dos EUA ou admissão no país, incluindo a revogação do visto de Alexandre de Moraes e outros membros do STF, cúmplices dessas práticas antidemocráticas”, afirma o documento, assinado pela deputada María Elvira Salazar, pelo senador Rick Scott e pelos deputados Christopher H. Smith, Rich McCormick e Carlos Giménez.

Os parlamentares sustentam que é do interesse da segurança nacional dos EUA garantir que os visitantes respeitem as instituições democráticas, considerando Moraes um “ditador totalitário” que se opõe aos princípios de liberdade.

A atuação de Scott é simbólica, uma vez que ele é o primeiro senador a apoiar publicamente uma ação formal contra Moraes e o STF, em um Senado controlado pelo Partido Democrata de Joe Biden e Kamala Harris, considerado influente na política externa dos EUA.