
Em um período de 10 dias, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), apreendeu 600 quilos de entorpecentes e desarticulou dois grupos criminosos envolvidos em diversos crimes entre Tefé e Japurá.
As operações foram intensificadas com o envio de reforço policial, como parte da operação Protetor das Fronteiras/Fronteiras Mais Seguras, coordenada pela SSP-AM. As equipes contaram com lanchas blindadas e armamentos de grosso calibre.
Entre 13 e 21 de setembro, foram apreendidos 600 quilos de maconha do tipo skunk, além de três botes de alumínio, motores de popa, munições e armamentos pesados.
Apreensões e Prisões
As ações ocorreram principalmente entre 20 e 21 de setembro. Na sexta-feira (20), segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Pedro Moreira, duas narcotraficantes colombianos foram presos em um sítio em Japurá, onde também foram apreendidos 214 quilos de maconha.
No sábado (21), ao receber informações sobre um grupo suspeito na Comunidade São Pedro, zona rural de Japurá, os policiais localizaram uma embarcação. Durante a abordagem, foram alvos de tiros. Após dois confrontos, um dos suspeitos foi atingido e faleceu, enquanto os demais conseguiram fugir.
Na embarcação, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12, 74 munições de calibre 12, 118 munições de fuzil calibre 5.56 e dois carregadores para esse fuzil. Além disso, foram confiscados uma lancha de nove metros com motor de 300 hp e uma antena receptora de sinal de internet.