A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), realizou uma grande operação na quinta-feira (22/08), resultando na apreensão de 1,2 tonelada de drogas, incluindo maconha tipo skunk e cocaína, em um caminhão nas proximidades do Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus. A carga, avaliada em mais de R$ 20 milhões, foi interceptada, e o motorista de 42 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Durante a coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23/08), o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou que essa apreensão é fruto de um trabalho de inteligência conduzido pelo DRCO, que desde o início do ano tem intensificado operações contra organizações criminosas, especialmente na região de fronteira, por onde drogas são escoadas para Manaus.
Segundo Fraga, a droga apreendida estava destinada ao estado do Pará, de onde seria distribuída para outras regiões do país. A operação contou com o apoio do canil da Guarda Civil Municipal.
“Foram apreendidas 1,2 toneladas de entorpecentes, causando um prejuízo superior a R$ 20 milhões para essas organizações criminosas. Continuaremos a responder de forma incisiva à população, mostrando o comprometimento da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas,” declarou o delegado-geral.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, destacou que, com essa apreensão, o estado do Amazonas alcança quase 31 toneladas de drogas apreendidas em 2024.
“Esses números evidenciam o empenho e a preparação das forças policiais do Amazonas, que têm atuado de forma integrada e estratégica para alcançar essas grandes apreensões,” afirmou Almeida.
Investigação
O delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, explicou que na manhã de quinta-feira, a equipe identificou um caminhão carregado com uma grande quantidade de entorpecentes, que se dirigia ao Porto da Ceasa. Após identificar a transportadora, os policiais confirmaram que a carga seria embarcada em uma balsa com destino ao Pará.
“Com o apoio do cão farejador da Guarda Civil Municipal, realizamos a inspeção em diversos caminhões da transportadora, e o cão indicou um veículo onde possivelmente estava a droga. Durante a vistoria, na presença do motorista e dos representantes da empresa, encontramos várias caixas de papelão contendo tabletes de entorpecentes escondidos dentro de uma carga de plástico,” detalhou o delegado.