A tripulação de uma embarcação que estava no rio Solimões foi resgatada pela polícia nesta segunda-feira (13), durante uma tentativa de roubo no Amazonas. A ação ocorreu pela manhã.
Segundo o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Pedro Moreira, os policiais receberam uma denúncia informando que um barco pesqueiro havia sido abordado por um grupo criminoso nas proximidades da ilha da Botija, no rio Solimões. Imediatamente, o comandante solicitou apoio aos agentes da Base Arpão.
Durante o patrulhamento, as equipes avistaram a embarcação indicada na denúncia. Ao se aproximarem, perceberam um bote de alumínio com cinco indivíduos saindo da embarcação. Ao notarem a presença dos policiais, os criminosos dispararam tiros contra os agentes, que revidaram. O grupo então abandonou o bote na margem do rio e fugiu para uma área de mata.
Na embarcação dos infratores, os policiais apreenderam duas pistolas calibre 9 milímetros e 20 munições. O tenente-coronel Moreira comentou: “Essa ação exitosa mostra que nosso trabalho nos rios, em conjunto com a Base Arpão, está dando resultados e que estamos vigilantes”.
Após frustrar o roubo, os policiais abordaram o barco pesqueiro e resgataram as vítimas, que estavam trancadas em um porão. No total, cinco homens, duas mulheres e um bebê de oito meses foram libertados.
De acordo com os relatos da tripulação, os criminosos haviam confundido a embarcação pesqueira com outra, suspeita de transportar entorpecentes. “Ao não encontrarem o que procuravam, tentaram levar outros objetos da embarcação, mas conseguimos recuperar tudo após a nossa abordagem”, explicou o comandante.
As vítimas foram encaminhadas para a Delegacia da Base Arpão para depoimento, e a Polícia Civil seguirá com as investigações.