Porto Velho registra duas mortes por covid-19 nos primeiros dias de 2025

Aumento de casos leva Semusa a emitir alerta epidemiológico e reforçar cuidados; vacinação continua como principal medida de prevenção.

Foto: Masum Ali/Pixabay

O coronavírus (covid-19) causou duas mortes nos primeiros dias de 2025 em Porto Velho, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os casos estão sob investigação epidemiológica.

A Semusa emitiu o alerta epidemiológico nº 1 na segunda-feira (6) devido ao aumento de casos na capital de Rondônia. O aviso reforça a importância de cuidados individuais para proteger a saúde coletiva, especialmente nos meses de dezembro e janeiro, que historicamente registram crescimento nos casos de covid-19.

A secretaria também relatou dificuldades no acesso aos dados precisos devido a instabilidade no sistema e-SUS Notifica, usado para monitorar os casos em todo o país.

A vacinação segue sendo a principal medida preventiva, e os testes gratuitos para covid-19 estão disponíveis nas unidades de saúde de Porto Velho. Os testes podem ser realizados a partir do segundo dia de sintomas, mediante apresentação do cartão do SUS e documento com foto.