Primeira indígena no BBB 25, Arleane Marques representa o povo Mura no reality

Arleane, de 34 anos, é natural do povo Mura e entra no programa como representante dos mais de 1,7 milhão de indígenas no Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram

Arleane Marques, 34 anos, indígena do povo Mura do Amazonas, entrou no dia 13 de janeiro na casa do Big Brother Brasil 25, marcando história como a primeira participante indígena do reality.

Nascida na aldeia Bela Vista, no alto rio Castanho, Arleane mudou-se para Manaus aos 7 anos, quando sua família buscava tratamento médico especializado para seu pai, que sofreu um grave acidente de trabalho. Apesar dos esforços, ele faleceu um ano depois. A família permaneceu na capital amazonense, em busca de melhores oportunidades de educação e emprego.

A entrada de Arleane no BBB foi celebrada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que destacou em suas redes sociais que a trajetória da participante reflete a realidade de muitos indígenas que deixam suas aldeias em busca de melhores condições de vida.

De acordo com o censo do IBGE de 2022, o Brasil conta com quase 1,7 milhão de indígenas, sendo que 53% vivem em áreas urbanas.