Primeiras ecobarreiras já coletaram 60 toneladas de resíduos, impedindo que o lixo alcance o rio Negro

Na manhã deste domingo, 19 de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou o serviço de transbordo de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. A ação foi acompanhada pelo prefeito David Almeida e pelo secretário da Semulsp, Sabá Reis.

O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos com a utilização das ecobarreiras instaladas nos 33 igarapés da capital. A prefeitura recolhe entre 500 e 700 toneladas de resíduos sólidos mensalmente, mas a expectativa é reduzir essa quantidade em até 80% com as ecobarreiras. Até o momento, as três ecobarreiras implantadas já impediram que cerca de 60 toneladas de lixo chegassem ao rio Negro.

“A intenção com as ecobarreiras é evitar que o lixo chegue ao rio Negro, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O lixo recolhido pela ecobarreira pode ser selecionado e reciclado, diferentemente do lixo já contaminado nos rios”, destacou o prefeito David Almeida.

Novas ecobarreiras serão instaladas nos igarapés do Quarenta, Passarinho e Franco, nas zonas Sul, Norte e Oeste de Manaus, respectivamente. Este trabalho faz parte do projeto Anjos da Floresta, que visa recuperar os mananciais da capital em um prazo de 10 a 15 anos. Além disso, espera-se uma redução de até 20% nos gastos com limpeza pública, mas para isso, é essencial a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.

“Nós vamos trabalhar a conscientização ambiental para que as pessoas façam o descarte correto dos resíduos sólidos, economizando 20% do orçamento destinado ao lixo e investindo em segurança, educação, infraestrutura e mobilidade urbana”, completou Almeida.

O prefeito também informou a população sobre o serviço de coleta agendada da Semulsp, que evita o descarte irregular de itens como geladeiras e colchões nos igarapés. “Quem tem material de grande porte para descartar pode agendar a coleta com a Semulsp. A prefeitura recolhe na porta da sua casa, evitando o descarte irregular”, ressaltou.