Uma nova representação da Santa Ceia gerou polêmica no Rio de Janeiro. A obra da artista pernambucana Elvira Freitas Lima foi vetada da exposição “O que te faz olhar para o céu?” no Centro Cultural Correios.
Intitulada “Às vezes parece que não estou usando aquela coroa de espinhos”, a pintura inclui mulheres negras entre os discípulos e retrata Jesus como uma mulher de cabelos longos.
Elvira revelou nas redes sociais que a decisão de barrar sua obra, inspirada na Última Ceia de Leonardo da Vinci, foi tomada pelos Correios para “preservar a imagem da instituição”. Apesar de tentativas de negociar uma solução, a artista não obteve sucesso.
Elvira criticou a tradicional representação da Santa Ceia, afirmando que a versão original “quase sempre apresenta os homens mais brancos e loiros que já vi”, o que ela considera “ofensivo para a humanidade”.
“Eu fiz porque isso veio no meu coração. Tem uma reparação espiritual específica que eu sinto sempre que pinto essas figuras. Esse foi o tipo de pintura que mais vi no sertão onde me criei”, escreveu Elvira em uma publicação no Instagram.