A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), está monitorando a qualidade do ar na capital, que amanheceu coberta por fumaça por dois dias consecutivos, originada de queimadas em municípios do Amazonas.
Diante da situação, o município pode adotar medidas para proteger a saúde da população, semelhante ao que foi feito no ano passado. Dados do programa “Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam 706 focos de queimadas em todo o Estado, registrados entre 9 e 11 de agosto. Manaus não apresentou focos nesse período.
Na Região Metropolitana de Manaus, foram identificados 29 focos de queimadas: Manacapuru (9), Autazes (8), Careiro (5), Careiro da Várzea (5), Itacoatiara (2) e Manaquiri (1). Durante o mesmo período, a Semmasclima recebeu 16 denúncias de queimadas urbanas, todas relacionadas à queima de resíduos em quintais ou terrenos abandonados, que não contribuem significativamente para a fumaça na cidade, segundo a chefe da fiscalização, Susy Pinheiro.
Desde junho, a Prefeitura de Manaus tem promovido a campanha “Manaus Sem Fumaça”, com técnicos da Semmasclima visitando escolas, empresas e comunidades para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.