Secretaria de Segurança Pública do Amazonas solicita ajuda da Prefeitura para combater usuários de drogas no Centro

Ação integrada entre o Estado e a Prefeitura de Manaus visa criar soluções para a dependência química e evitar o retorno dos usuários aos mesmos locais.

Imagem: Reprodução/Redes sociais

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Marcus Vinícius Almeida, solicitou nesta terça-feira (28) apoio da Prefeitura de Manaus para enfrentar o crescente problema dos usuários de drogas no Centro da capital, evitando a formação de uma “cracolândia”. Segundo o secretário, muitos dos dependentes encontrados na Boca da Onça foram os mesmos retirados da Praça dos Remédios em 2024, o que evidencia a dificuldade de resolver a questão apenas com ações de segurança pública.

“Esse pessoal que estava agora alojado aqui, eles estavam morando antes na Praça dos Remédios. Fizemos uma ação muito forte lá, mas eles migraram para cá. Isso prova que a segurança pública sozinha não consegue resolver. Se os retirarmos daqui, eles voltarão para a Praça dos Remédios ou para outros locais”, explicou Almeida.

O secretário enfatizou a necessidade de uma ação conjunta entre o Estado e a Prefeitura de Manaus. “O Estado está totalmente disponível, já conversei com a secretária da Sejusc [Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania], que sempre nos apoiou, mas é fundamental que o município também entre nessa força-tarefa para encontrar uma solução definitiva”, destacou.

Em 2024, mais de 50 traficantes de drogas foram presos no Centro de Manaus, como parte do esforço contínuo para combater o tráfico e o uso de substâncias ilícitas na área. Almeida também ressaltou que é preciso desenvolver políticas para ajudar as pessoas a superarem o vício, já que simplesmente prender moradores de rua não resolve o problema.

“Não podemos colocar uma pessoa atrás das grades apenas por ser morador de rua. Precisamos de um plano mais amplo para ajudar essas pessoas a saírem dessa situação”, concluiu o secretário.