Urna eletrônica terá tradução em Libras na tela durante a votação

Recurso visa garantir inclusão e acessibilidade para eleitores com deficiência auditiva.

Foto: Reprodução/TSE

A urna eletrônica contará com um tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas próximas eleições municipais, promovendo a inclusão e acessibilidade para eleitores com deficiência auditiva. A utilização de Libras foi introduzida nas eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também oferece um simulador de votação, permitindo que os eleitores se familiarizem com o processo antes do dia da eleição. O simulador apresenta, de forma didática, todos os passos da votação, incluindo um intérprete de Libras na interface.

Além disso, o TSE disponibiliza campanhas em vídeo nas redes sociais que incluem Libras. Durante a votação, eleitores com deficiência podem informar aos mesários sobre suas necessidades específicas, garantindo que a Justiça Eleitoral forneça as adaptações necessárias.

Esses eleitores também têm o direito de ser acompanhados por uma pessoa de confiança na cabine de votação, desde que essa pessoa não esteja vinculada à Justiça Eleitoral, a partidos políticos ou coligações, e que sua presença seja fundamental para a realização do voto.