Mais de 2.200 estudantes de comunidades rurais em 15 municípios do Amazonas estavam impedidos de chegar às escolas devido à seca dos rios. Com o nível das águas caindo rapidamente, esse número deve aumentar nos próximos dias.
A previsão é que a severa vazante continue até o final de outubro. Em 2023, cerca de 7.300 estudantes foram afetados pela estiagem, levando à suspensão de aulas em algumas regiões.
Para mitigar os impactos no ano letivo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), implementou as ações “Merenda em Casa” e “Aula em Casa”, que oferecem merenda escolar e aulas virtuais ou em formato impresso durante a seca.
Kits de alimentos e guias de estudo estão sendo distribuídos aos alunos, como ocorreu em Manacapuru, no dia 17. A Escola Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora do Rosário, que atende a dez comunidades ribeirinhas e cerca de 160 alunos, recebeu os kits.
“O aprendizado do ano passado nos ajudou a antecipar desafios e aprimorar soluções. Contudo, a seca em Manacapuru chegou um mês antes do esperado. No ano passado, as atividades do Merenda em Casa e Aula em Casa começaram em outubro”, comentou o coordenador da Seduc.