Venezuela fecha fronteira com o Brasil em data de posse de Nicolás Maduro

A medida foi tomada no dia da posse de Nicolás Maduro, com militares venezuelanos utilizando cones para bloquear o tráfego

Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

Nesta sexta-feira (10), a Venezuela fechou a fronteira com o Brasil, localizada na cidade de Pacaraima, em Roraima. A medida foi tomada no mesmo dia da posse do presidente Nicolás Maduro. De acordo com informações, militares da guarda venezuelana utilizaram cones para restringir o tráfego de veículos entre os dois países.

O Ministério da Justiça brasileiro confirmou o fechamento da fronteira, que ocorre em um momento de intensas tensões políticas e sociais na Venezuela. Embora a medida tenha gerado especulações sobre seu impacto, a Polícia Militar de Roraima afirmou que as movimentações na cidade de Pacaraima seguem dentro da normalidade. A PM destacou que houve uma leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas no cotidiano da cidade.

O fechamento da fronteira ocorre em um contexto de crise política na Venezuela, que tem enfrentado uma grave instabilidade econômica e social nos últimos anos. Além disso, o Brasil tem recebido um grande número de venezuelanos que buscam refúgio em razão da difícil situação em seu país.