Venezuela investiga site da oposição que mostra atas eleitorais

O Ministério Público (MP) da Venezuela iniciou uma investigação penal nesta quarta-feira (7) contra os responsáveis pela página da oposição na internet, onde foram publicadas supostas atas eleitorais que alegam comprovar a vitória de Edmundo González sobre Nicolás Maduro na eleição presidencial de 28 de julho.

Tarek William Saab, chefe do MP, afirma que os “supostos documentos” são falsificações que buscam usurpar as funções do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e disseminar informações falsas para agitar a população. Os documentos publicados na página Resultados Com Venezuela têm sido utilizados pela oposição e por países como os Estados Unidos e a União Europeia para contestar a vitória de Maduro, enquanto o governo acusa a oposição de falsificar mais de nove mil atas.

O comunicado do Fiscal-Geral da Venezuela informa que os responsáveis pela publicação e manutenção da página serão investigados por usurpação de funções, forjamento de documento público, instigação à desobediência das leis, delitos informáticos, associação para delinquir e conspiração.

Como o CNE ainda não divulgou publicamente os dados das mais de 30 mil mesas de votação, a oposição criou a página para compartilhar as supostas atas eleitorais, que afirmam representar mais de 80% do total. Após o fechamento das urnas, cada urna imprime uma ata eleitoral que é distribuída aos fiscais de partidos presentes, servindo para verificar se os dados do CNE correspondem aos resultados do dia da votação.

Embora não tenha fornecido os dados por mesa, o CNE entregou as supostas atas originais ao Tribunal Superior de Justiça (TSJ), que iniciou uma investigação sobre o processo eleitoral. O principal candidato da oposição, Edmundo González, não compareceu ao TSJ, alegando que a perícia do Tribunal usurpa as funções do CNE. Os representantes dos partidos que apoiam González também compareceram, mas não entregaram as atas, afirmando que já haviam sido publicadas online.

O presidente Nicolás Maduro anunciou que entregará 100% das atas em posse de seu partido nesta sexta-feira (8).